segunda-feira, 3 de junho de 2013

SISCAN


                No período de 10 a 14 de junho de 2013, a Secretaria de Estado da Saúde-SESAP/RN, estará realizando a capacitação para utilização do SISCAN - Sistema de Informação do Câncer – DATASUS/MS. O SISCAN integrará o SISCOLO e SISMAMA em plataforma WEB.

Sobre o SISCAN

                      O SISCAN integrará o SISCOLO e SISMAMA em plataforma web. Segundo informações do Ministério da Saúde, o sistema estará disponível a partir de abril, passando a ser de uso obrigatório, no âmbito do atendimento SUS, em julho de 2013. 
Além dos prestadores de serviço, o Sistema permitirá acesso às Unidades de Saúde para solicitar exames (citopatológico e histopatológico de colo do útero e de mama e mamografia) e para cadastrar informações sobre o seguimento dos casos alterados. 
O SISCAN estará integrado ao Cadastro do Cartão Nacional de Saúde. Ao digitar o Cartão SUS o sistema trará todos os dados de identificação do usuário, constantes na base nacional do CADSUS. 
O SISCAN também estará integrado ao Cadastro dos Estabelecimentos de Saúde. 
Portanto, será imprescindível manter a base do CNES atualizada com dados das Unidades de Saúde, Prestadores e dos profissionais habilitados para solicitar ou dar laudos de exames. 
O SISCAN disponibilizará relatórios gerenciais, dentre eles, o de mulheres examinadas por período, que possibilitará cálculos de cobertura. 


De acordo com o Ministério da Saúde, o sistema estará disponível a partir de 03 de junho de 2013 em fase experimentalpassando a ser de uso obrigatório, no âmbito do Sistema Único de Saúde - SUS, a partir de 1º de julho de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário